Quarta, 23 Julho 2014 16:08

Prefeitura realiza campanha em combate as endemias

Publicado por Assessoria de Comunicação
(1 Voto)

reuniao malaria no gabineteA Prefeitura de Candeias do Jamari, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta sexta-feira (25/07), uma ação de saúde em combate a dengue e a malária, em busca de um meio ambiente saudável. O evento tem por objetivo conscientizar à população à prevenção e controle dos criadouros do mosquito transmissor da dengue e as medidas de prevenção que devem ser tomadas para combater a malária.

A mobilização, que acontece a partir das 16 horas, no bar do Peba, localizado na rua Café Filho, bairro Satélite, vai contar com a participação das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Serviços Públicos, alunos da Faro, Associação de Moradores do bairro Satélite e da Polícia Militar Ambiental, realizando a entrega de material educativo, contando ainda com a presença dos personagens dos mosquitos da dengue e da malária, apresentação de gincanas, músicas e danças, com apoio e participação dos agentes comunitários de saúde.

Segundo o secretário municipal de saúde, Kleber Luiz da Silva, a ação faz parte da operação impacto contra as endemias, sendo que o índice da malária tem aumentado assustadoramente, desde o período em que as águas do rio Candeias começaram a baixar. “É um trabalho que deve ser ininterrupto, devendo se estender a cada habitante de Candeias do Jamari, no sentido de que todos estejam alertas para combater as doenças”, enfatiza Kleber.

De acordo com a bióloga Joana Martins de Sena, apoiadora municipal para controle da malária, a participação da comunidade é importantíssima. Mesmo porque este evento traduz a expectativa de que os participantes se tornem multiplicadores das orientações a serem explanadas no local do evento. “Se contarmos com real motivação dos habitantes de Candeias, a dengue e a malária serão prevenidas e controladas no município", ressalta Joana, uma das coordenadoras da mobilização, juntamente com o supervisor de endemias, Raimundo Soares da Cruz.

reuniao malariaAs margens dos rios e igarapés que cortam a cidade são as áreas de maior risco para a transmissão da malária. Segundo dados do Laboratório Central de Saúde – Lacen e da coordenadora Joana Sena, os maiores índices de casos confirmados estão nos bairro Satélite, Palheiral, Santa Izabel, Das Flores, União e Setor Chacareiro, de acordo com as coletas das larvas pesquisadas.

O prefeito Francisco Sobreira de Soares Careca, explica que um dos principais objetivos da campanha é orientar os moradores a procurar a unidade de saúde aos primeiros sintomas da doença. “Muitos pacientes só procuram a unidade de saúde após alguns dias da manifestação dos primeiros sintomas, aumentando assim a carga de parasitas no sangue”, explicou Careca, frisando seu total apoio na campanha em combate as endemias.