Quarta, 17 Abril 2024 10:57

Dia "D" de vacinação antirrabica acontece no dia 27 no Distrito Nova Samuel

Publicado por Marlene Matos
No dia 27 deste mês de abril, a prefeitura de Candeias do Jamari realizará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o ‘Dia D Vacinação Antirrábica’. Animais gestantes e puérperas não podem se vacinar e ambos os animais domésticos podem se vacinar a partir de 03 meses de vida.
Os interessados deverão levar seus animais para vacinar na Escola Municipal Mário Covas ou no Bar do Darci, no Distrito Nova Samuel, das 8 h às 17 h, sem intervalo de almoço e munidos ou não da carteira vacinal.

O vírus rábico é transmitido ao homem por meio da saliva do animal infectado, sendo os cães e gatos os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao ser humano na área urbana. Por esta razão, a coordenadora do núcleo de vigilância em saúde, Naiara Andrade destaca a vital importância de vacinar e proteger nossos animais contra a raiva. “É importantíssimo que as pessoas façam sua parte levando os animais para vacinar nesse dia”, destacou.

“Levar seu animal para vacinar não custa nada, é rápido, não tem contra indicação e com apenas 1 ml subcutânea, animais e humanos permanecerão cada vez mais longes desse perigo”, ressalta a secretária municipal de saúde, enfermeira Cirsa Pinto.