Segunda, 15 Abril 2024 16:09

Reforma da UBS União Palheiral em ritmo acelerado

Publicado por Marlene Matos

IMG 2294
Com o objetivo de proporcionar um espaço físico renovado, amplo e com mais qualidade para o atendimento, a Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está com obras de reforma e ampliação na Unidade Básica de Saúde Aristides Pantoja Limoeiro (União/Palheiral), que passa por uma reorganização de sua estrutura, visando oferecer mais comodidade e qualidade para funcionários e usuários.
IMG 2291

Durante a execução do serviço, o atendimento provisório acontece por agendamento com os agentes de saúde da área. De acordo com a diretora da UBS, Darci Vargas, segunda e quarta-feira, os médicos Thairan Viana e Keid Lilian realizam visita domiciliar, acompanhados pela enfermeira da equipe e os agentes de saúde, enquanto o médico, José Parada atende demanda espontânea, em um consultório na UBS Santa Izabel.

“Há muito tempo a população espera por melhorias na UBS União/Palheiral. É gratificante ver esta reforma acontecendo, que proporcionará o bem-estar de todos, dando condições dignas de trabalho aos profissionais, além de melhorar a qualidade nos atendimentos, tanto para a equipe de saúde como para os usuários”, ressalta o prefeito Aussemir Almeida, frisando que está na gestão para trabalhar pelos munícipes.

Atendimento de urgência e emergência: veja como identificar essas situações

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

A rede pública de Candeias do Jamari conta com duas unidades básicas de saúde (UBSs) na área urbana, uma no Distrito Nova Samuel, uma no Distrito de Triunfo e um ponto de apoio no Assentamento Flor do Amazonas.

As unidades básicas de saúde constituem a Atenção Básica e têm como principal característica o acolhimento primário, controlando doenças crônicas, acompanhando o crescimento e o desenvolvimento das crianças e das grávidas em todas as fases e oferecendo consultas e vacinas.

HPP – Urgência, emergência e alta complexidade

Já o Hospital de Pequeno Porte – HPP, funciona 24 horas, sendo o caminho para os casos de emergência e urgência. “Quando chega uma pessoa que não está nesta classificação, ela deve ficar na fila de espera. Se ela for a uma UBS, vai ser atendida mais rapidamente. Às vezes chegam pacientes que não são urgentes, mas querem ser atendidos logo, não entendendo que existem casos mais graves”, comenta o enfermeiro Claudiney Moraes de Meireles, gerente de enfermagem do HPP, explicando que na UBS o atendimento é por agendamento ou ordem de chegada, mas no HPP, o atendimento é pela gravidade que o caso requer.

“Quando chegam casos mais graves, os médicos estabilizam, e o paciente fica aguardando na sala vermelha a transferência para o Hospital João Paulo II, conforme regulação”, explica Claudiney.