Quarta, 23 Novembro 2022 12:48

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre tratamento da tuberculose

Publicado por Juliana Silva dos Santos
Uma das coisas mais importantes em saúde é a prevenção. E é por isso que a Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), enviou os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) da Atenção Primária, para uma capacitação sobre a Atualização dos Protocolos do Controle da Tuberculose. A capacitação teve início nesta terça-feira (22), no auditório da Secretaria de Segurança e segue até quarta-feira, 23.

O objetivo da capacitação é informar os profissionais sobre como registrar, controlar e acompanhar da melhor maneira os possíveis casos de Tuberculose no município.

Os profissionais receberam orientações sobre o diagnóstico, o tratamento, além da discussão de casos clínicos. A capacitação foi ministrada pela enfermeira Nilda de Oliveira, coordenadora do Programa de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho. Já na quarta-feira, a capacitação ficará por conta da enfermeira da Agevisa, Sulamita Alves.

Fique atento!

O tratamento da Tuberculose é gratuito, feito nos postos de saúde e ao alcance de todos. Os sintomas da tuberculose são: tosse com ou sem escarro por mais de três semanas, perda de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e nas costas e febre baixa, geralmente à tarde.

Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas em pé e área interna