Quinta, 10 Novembro 2022 18:19

Prefeitura reduz em 28% casos de malária em Candeias

Publicado por Marlene Matos
O município de Candeias do Jamari apresentou este ano, de 1º de janeiro a 5 de novembro de 2022, uma redução de 28% no número de casos de malária, em comparação ao mesmo período de 2021. Entre os principais locais com casos estão os bairros Satélite e Palheiral, Distrito Triunfo, Distrito Nova Samuel e o ramal Bom Jesus, Setor Chacareiro do município, de acordo com o boletim epidemiológico apresentado pela gerência de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA).

Ainda de acordo com o setor de endemias, foram confirmados 1438 casos de malária vivax, 50 casos de falcipatum e 3 casos mista. O Departamento de Endemias tem reforçado as ações nas áreas consideradas de maior influência para a malária em Candeias.

“A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do tipo plasmodium, transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito Anopheles. Além de febre alta, o paciente pode apresentar sintomas como calafrios, tremores, suor excessivo e dor de cabeça, e em alguns casos podem surgir náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite”, enfatiza o secretário municipal de saúde, Valter Queiroz, ressaltando que no mês de novembro é comemorado o Dia do Combate à Malária nas Américas, uma data importante para reforçar sobre a prevenção e na busca rápida pelo exame e tratamento.

“O município de Candeias do Jamari vem buscando aumentar seus esforços na luta contra a doença, a resposta para isso é que temos uma redução de 28% dos casos entre 2021 e 2022, até o mês de novembro. A luta não pode parar, vamos juntos nos proteger. Ao sentir qualquer sintoma busque o laboratório mais próximo e faça o exame, malária tem cura”, alerta a gerência de endemias do município.