Quinta, 10 Novembro 2022 11:02

Semusa alerta sobre ciclo de vacinação contra a Covid-19

Publicado por Marlene Matos
O esquema vacinal completo é a melhor arma para enfrentar a Covid-19, alerta a coordenadora de imunização do município, enfermeira Cirsa Pinto. O chamado absenteísmo – representado por pessoas que não tomaram as doses de reforço do imunizante – é uma realidade no município, onde muitas pessoas têm resistido em retornar às salas de vacinação.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Valter Queiroz, é preciso lembrar que há um ‘prazo de validade’ do imunizante. “A vacina tem um período de proteção efetivo que dura em torno de quatro meses. Se a pessoa não está com o sistema vacinal completo, a proteção contra a covid-19 fica fragilizada”, explica.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde solicita que os munícipes não deixem de tomar todas as doses da vacina contra a Covid-19. “Verifique seu cartão de vacinação, quais doses você já tomou e complete seu esquema vacinal, com a terceira ou quarta dose, pois constatamos em nosso sistema de saúde que ainda temos no município muitos usuários que não retornaram aos postos para tomar a 3ª ou a 4ª dose. Vacine-se, pois sua proteção pode não estar completa. Juntos vamos vencer essa pandemia”, finaliza o secretário Valter.

Crianças de 5 a 11 anos devem tomar a 2ª dose e jovens e adolescentes de 12 a 17 anos, a 3ª dose e a partir de 18 anos, a 4ª dose.