Quinta, 08 Setembro 2022 11:05

SEMUSA inicia processo para realização de cirurgias eletivas

Publicado por Juliana Silva dos Santos
A Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), considerando a necessidade de execução das cirurgias eletivas do município, está em fase processual para aderir um local para a realização e ampliação do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Rondônia, por meio do PROJETO "OPERA RONDÔNIA”.

Na segunda-feira (05) o prefeito Valteir Queiroz, acompanhado do secretário de saúde, Valter Queiroz, estiveram visitando o hospital Santa Marcelina para avaliar se o hospital tem condições para atender todos os procedimentos das cirurgias, desde as consultas até o pós- operatório, caso a instituição participe do processo de licitação.

A meta é que o hospital que esteja apto a participar do processo, possa atender todas as necessidades dos pacientes que serão contemplados com cerca 152 procedimentos, dentre estes: Consulta angiologia/cirurgia vascular, consulta cirurgia geral, consulta cirurgia pediátrica, consulta cirurgia plástica, consulta em cirurgia otorrinolaringologia, consulta em cirurgia ginecológica, consulta em cabeça e pescoço, consulta em cirurgia ortopédica coluna, revascularizacão por ponte, tromboendarterectomia, femuro-poplitea proximal, tratamento cirurgico de varizes, hernioplastia inguinal, hernioplastia umbilical, postectomia, reparação de outras hernias, hemorroidectomia, amigdalectomia, colecistectomia, adenoidectomia, vasectomia, laqueadura tubária, tireoidectomia parcial e tratamento cirúrgico de parede torácica.

O prefeito Valteir Queiroz, explica que a equipe da saúde iniciou o contato com os hospitais para o procedimento de avaliação a fim de que as cirurgias inicem o quanto antes. “Já estamos conversando com a direção dos hospitais no intuito de conhecer a capacidade de cada unidade para que venha atender e dar todo o suporte necessário aos nossos pacientes”. Ressalta o chefe do executivo.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé

Para o secretário municipal de Saúde, Valter Queiroz, a administração municipal tem cumprindo compromissos e zelado pela saúde da população. “Com a realização das cirurgias, a ação deverá diminuir sensivelmente a extensa fila para atos cirúrgicos que dependiam de vagas na rede hospitalar estadual.” Explica o secretário.

Além do prefeito e secretário de saúde, estiveram presentes na reunião a Coordenadora do Núcleo de Média e Alta complexidade do município, Solange Souza, o diretor do Hospital de Pronto Atendimento Santa Isabel, Alex Assunção, gerente de enfermagem do HPP, Jalisson Miranda e os vereadores, Aussemir Almeida, Paulinho Macário, Kátia da Saúde e Jucilene Moraes.