Segunda, 16 Maio 2022 12:00

Vacinação contra Influenza e Sarampo tem pouca procura em Candeias

Publicado por Juliana Silva dos Santos
Um mutirão de vacinação contra o sarampo e a gripe realizado no último sábado, em Candeias do Jamari e o Distrito Triunfo, imunizou 700 pessoas, sendo 600 em Triunfo e apenas 100 na sede urbana do município.

De acordo com o relatório da Coordenadoria de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, em Candeias, o índice está abaixo da meta para ambas as vacinas.
O Dia D marca oficialmente o início da imunização de novos grupos, com a antecipação de crianças de seis meses a menores de cinco anos para as duas campanhas e a de gestantes e puérperas para a gripe.

Para a coordenadora de imunização do município, enfermeira Cirsa Pinto, o dia D não atingiu o objetivo.

Campanha de vacinação

A expectativa, segundo explica o secretário municipal de saúde, Valter Queiroz, é que a ação continue nos postos de saúde e nas escolas e possa ampliar ainda mais as coberturas vacinais dos públicos prioritários.

Quanto à vacinação contra o sarampo, Valter Queiroz ressalta ser um momento importante para que as famílias possam garantir a segurança de seus filhos frente a uma doença altamente contagiosa e que pode deixar sérias sequelas, além de levar à morte.

“Por isso, atentamos aos pais e responsáveis o quão relevante é imunizar suas crianças contra o Sarampo. Não percam a oportunidade de garantir a segurança e o cuidado, e que podem aproveitar também a ida ao serviço de saúde para receber a dose da Influenza”, explicou.

A ação continua nas salas de vacinas da UBS Santa Izabel, em frente a Pré-Escola Vovó Ginoca e UBS União Palheiral. O calendário segue a recomendação do Governo Federal e no município é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.