Sexta, 13 Maio 2022 15:22

Candeias realiza o dia “D” de vacinação contra influenza e sarampo

Publicado por Jonathan Molino
O Dia D de vacinação contra sarampo e influenza em Candeias do Jamari será realizado neste sábado (14). A ação acontecerá nas salas de vacinas da UBS Santa Izabel, em frente a Pré-Escola Vovó Ginoca e UBS União Palheiral, das 8h às 16 horas. O calendário segue a recomendação do Governo Federal e no município é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A recomendação da Coordenadoria de Imunização de Candeias do Jamari, é que o cidadão candeiense procure as unidades de saúde mais próxima e leve cartão do SUS/CPF e o cartão de vacinação. “A Vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para se proteger”, ressalta Cirsa Pinto, coordenadora de imunização do município.
A vacinação contra a influenza será voltada para os seguintes grupos: idosos a partir de 60 anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); professores da rede pública e privada; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário de passageiros; forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Já a vacina contra o sarampo será para os trabalhadores de saúde e crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valter Queiroz, o objetivo da campanha de Influenza é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Já a ação contra o sarampo é para aumentar a cobertura, pois a doença já havia sido erradicada e vem surgindo novos casos, em alguns lugares do país.