Segunda, 09 Maio 2022 13:11

Prefeitura realiza segundo Lira e reforça combate à Dengue

Publicado por Juliana Silva dos Santos
Atenção e cuidados devem ser redobrados para combater o mosquito da dengue e uma das ações que ajuda no controle da doença é o Lira – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti. Em Candeias do Jamari, no Distrito Triunfo, a segunda etapa do Lira ocorreu na última sexta-feira, 06 de maio, contemplando 21 quarteirões, conforme sorteio pelo sistema utilizado para gerenciar o Lira, com equipe coordenada pelo agente epidemiológico Eliel Nobre.

A primeira-dama e bacharel em Direito, Stéfane Magnum Queiroz, esteve na abertura da campanha em Triunfo e destacou que as ações de combate à Dengue continuam em todo o município e devem envolver, tanto os agentes de endemias, quanto a própria população, no empenho de adotar medidas preventivas em seu cotidiano. “É um trabalho de suma importância e os agentes devem orientar a população sobre a maneira correta de eliminar os criadouros do mosquito, como objetos que acumulam água parada, garrafas, vasos ou pneus dentro de casa ou nos quintais”, ressaltou Stéfane.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e pessoas em pé
De acordo com Eliel Nobre, com o Lira será possível identificar os tipos de criadouros predominantes nos domicílios e outros imóveis no Distrito de Triunfo. “Estamos engajados na missão de detectar amostras e o foco da doença. O Lira tem como principal objetivo alertar e auxiliar o município a elaborar estratégia e mecanismo para combater e controlar o índice populacional de vetores de infestação”, ressalta Eliel, informando ser uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Endemias, seguindo determinação do prefeito Valteir Queiroz.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre