Quarta, 27 Outubro 2021 23:24

Governo no Campo é lançado oficialmente em Candeias do Jamari

Publicado por Pedro Rocha
(1 Voto)

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e Prefeitura de Candeias do Jamari, lançaram nesta quarta-feira (27), o projeto “Governo no Campo”. Visando fomentar a agricultura familiar pelos de serviços de mecanização agrícola e atividades no campo. Durante as próximas semanas, mais de 100 produtores rurais serão beneficiados com o projeto.

A meta para 2021 do “Governo no Campo” é atender 15 municípios de Rondônia. Para esta primeira etapa será disponibilizado o valor de R$ 9.200.000,00 (nove milhões e duzentos mil reais), recursos próprios do estado. Para 2022 será disponibilizado R$ 15.771.428,56 (quinze milhões, setecentos e setenta um mil, quatrocentos e vinte e oito reais e cinquenta e seis centavos) e, em 2023, mais R$ 15.771.428,56, totalizando R$ 40.742.857,12 (quarenta milhões, setecentos e quarenta e dois mil, oitocentos e cinquenta e sete reais e doze centavos) de investimentos.

Pode ser uma imagem de ao ar livre

O projeto vai atender o município pelo período de 30 dias, em torno de 100 propriedades de produtores rurais que trabalham com a agricultura familiar. A execução dos serviços nas propriedades do município terá início ainda nesta quinta-feira (28). O público-alvo do “Governo no Campo” são produtores da agricultura familiar, participantes dos programas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa “Mais Calcário”, Programa “Plante Mais”, associações rurais, agroindústrias e cooperativas. A execução das atividades contará com a parceria do município por meio de assinatura de termo de convênio que foi firmado na solenidade desta manhã.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas sentadas, pessoas em pé e ao ar livre

Os produtores serão contemplados com os serviços de cascalhamento de estrada, recuperação de vias particulares, utilizadas na produção, reparos em tanques de piscicultura, bebedouros e represas, limpeza de carreadores, capoeiras e aceiro de cerca, gradagem, construção de trincheiras e aterro de currais e transporte de mudas e insumos agrícolas.

Para a realização dos serviços nas propriedades, em torno de 20 maquinários foram disponibilizados pelo Governo do Estado. Entre os maquinários estão tratores, caminhões basculantes, retroescavadeiras, motoniveladoras, pás carregadeiras, cavadeiras hidráulicas, prancha para transporte de máquinas, cavalo mecânico, rolo compactador liso e rolo compactador pé de carneiro. Todas as atividades serão acompanhadas pela equipe da Seagri e Secretaria Municipal de Agricultura - SEMAGRI.

De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, o “Governo no Campo” vai potencializar a produção da agricultura familiar e contribuirá com o desenvolvimento dos municípios, gerando emprego e renda à população. “O principal objetivo do projeto é estimular o crescimento das atividades agropecuárias dos pequenos produtores rurais. Com os serviços nas propriedades, os produtores terão a oportunidade de revitalizar sua propriedade e fortalecer a escoação de sua produção, que é a nossa maior preocupação devido à dificuldade de acesso até as lavouras. Com o apoio do governador Marcos Rocha, vamos fortalecer nossa agricultura familiar e ajudar muitas famílias que sobrevivem do campo, além de combater o êxodo rural”, finalizou Padovani.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Durante a solenidade, o governador Marcos Rocha celebrou os investimentos do projeto. “Isso só foi possível graças a união de esforços. Realmente começamos a fazer economia, cancelamos contratos que por ventura pudessem não ser tão necessários para Rondônia e vamos usar esses recursos para investir na sociedade e principalmente no nosso homem do campo”. disse o governador.

A Solenidade ainda contou com diversas autoridades do Estado e do Município. Tais como, o Secretário Estadual de Agricultura Evandro Padovani, Prefeitos do Interior, Secretários Municipais e os Vereadores, Edcarlos Santos, Paulo Macário, Jorge Saldanha, Jucilene Moraes e Kátia da Saúde.

Para o Prefeito Valteir Queiroz, a economia da despesa garante investimentos como os projetos “Tchau poeira” e “Governo na Cidade”. “Essa é a visão do governador, que desde o início, em alguns momentos sozinho, decidiu apertar a máquina pública e hoje, estamos vendo os frutos desses dois anos, de tudo que ele promoveu dentro da administração materializando em investimento, é um governo onde vejo principios que também estamos adotando para nosso município, obrigado pela parceria de sempre Governador, e ressalto ainda e desafio qualquer um do município a me mostrar um Governador na história que já destinou algo em torno de 25 milhões em melhorias pra cá, o nosso sentimento é de gratidão”. disse Valteir.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé