Terça, 22 Outubro 2019 20:08

Publicado por Assessoria de Comunicação
Alunos da Escola Dom João Batista Costa de Candeias do Jamari cultivam horta em escola Fonte; Nill Penna/Assessoria
Crianças e adolescentes da escola Dom João Batista Costa da rede  municipal de Candeias do Jamari, encontraram uma maneira dinâmica e incentivadora para começar a ter uma alimentação mais saudável. Eles plantam e cuidam de hortas que ficam dentro da unidade. A atividade faz parte do projeto educacional , onde é ensinado o cultivo de legumes, verduras .

A iniciativa tem agradado alunos, professores e, principalmente, os pais, já que as crianças alimentam-se com os alimentos colhidos da horta. O projeto é destinado aos alunos da rede municipal com idades entre seis e 14 anos.Entre os alimentos cultivados, estão alface, couve, . O secretário de educação José Ramos, diz que os alunos consomem os alimentos  nas refeições. “As crianças desenvolvem a autonomia no cultivo das hortaliças e o gosto em consumir produtos produzidos por eles, estando assim  , livre de agrotóxicos”, explica.

Além do contato com a terra, os estudantes também aprendem lições de sustentabilidade e sobre os nutrientes encontrados nas sementes das plantas. Os alunos trabalham na horta em conjunto com os coordenadores da escola. “Eu acho muito bom, meu filho chegar em casa e falar sobre o que está plantando, chega alegre, está super animado. Para ele está sendo bom conhecer, diz dona Maria Ribeiro, mãe de Lucas, de 11 anos.

Erika Azevedo, mãe do aluno Carlos Eduardo, de sete anos, também aprova o projeto. “Eu sempre tentei incentivá-lo a comer verduras e legumes. Mas agora, ele diz que gosta de ver o crescimento, o desenvolvimento, estar em contato com a natureza, regar. Acho um trabalho muito importante da prefeitura junto a secretária de educação, eles ficam ansiosos esperando o crescimento das folhas. Dessa forma, fica mais fácil fazê-los comer de forma mais saudável”, afirma Erika.

O projeto “Horta nas Escolas” foi implantado  com o objetivo de proporcionar aos estudantes o contato com a terra, “despertando neles o gosto pelo plantio e cultivo de hortaliças, além de reforçar o aprendizado dos alunos”  pois tem melhorado muito as refeições dos alunos . afirma o prefeito Lucivaldo Fabricio.

1febd779 a3ae 4ac9 b6aa cbc5e17d7808