Sexta, 04 Novembro 2022 11:06

Outubro Rosa – Carreta de Amor atende mais de 90 pacientes com exames de prevenção contra o câncer

Publicado por Juliana Silva dos Santos
Em apenas um dia, foram realizados 54 exames de Papanicolau e 42 mamografias na carreta do Hospital de Amor estacionada em frente a Unidade Básica de Saúde Santa Izabel. A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico dos cânceres de mama e do colo do útero, em parceria com a Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de saúde, Valter Queiroz, ressaltou a importância da prevenção à doença. “É gratificante saber que a Prefeitura de Candeias do Jamari contribuiu mais uma vez na vida dessas mulheres com a parceria do Hospital de Amor e trouxe a carreta com exames essenciais para identificação precoce de doenças, como o câncer de mama e do colo do útero. O reflexo maior é na paciente. Ela é a maior beneficiária”, disse Valter.

Os exames serão entregues em até 90 dias, quando devem ser retirados nas Unidades Básicas de Saúde de referência. “Caso haja algum caso positivo, o paciente é procurado antes para novos exames e tratamento”, explica o coordenador da Atenção Básica, enfermeiro Ederson Jhoni.

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e ao ar livre