Quarta, 14 Outubro 2015 15:54

Prefeitura lança campanha contra tracoma, hanseníase, verminose e cárie dentária

Publicado por Assessoria de Comunicação

tracoma02Profissionais da saúde e representantes escolares da rede municipal de ensino marcaram presença no auditório da Secretaria Municipal de Educação na manhã desta quarta-feira, 14, para o lançamento da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma, realizada pela Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O projeto tem como público-alvo os estudantes do ensino fundamental das escolas públicas.

Na oportunidade, foi lançada ainda a Campanha Municipal contra cárie dentária, uma continuidade do trabalho que teve iniciativa na Pré-Escola Vovó Ginoca, com a dentista Maria Rosângela Pinheiro Almeida, com palestras e técnicas corretas de escovação dos dentes, contribuindo assim para a saúde bucal.

No evento, esteve presente ainda o coordenador estadual da Campanha de GTH – Agevisa/RO, Nilton Neves, o secretário municipal de Saúde, Andriw Jeferson Gomes de Andrade, chefe de gabinete Sângela Rocha Amorim Guerra, representando o prefeito Francisco Sobreira (Careca) e o professor Olavo Bernardo, representando o secretário municipal de Educação Euzébio Lopes Novais, que fizeram pronunciamento sobre a importância do evento, em parceria.

A coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Adriana Rodrigues fez uma apresentação do projeto, explicando que as ações da campanha acontecerão nas escolas municipais, a partir da próxima segunda-feira (19). A primeira escola a receber a equipe da saúde será a Pré-Escola Municipal Vovó Ginoca. As ações serão levadas ainda para as Escolas Municipais Dom João Batista Costa, Luiz Perseghini, Maria Gorete, Flor do Palheiral, Jonathas Coelho Neiva, Leonora Atanásio, Cândido Giacomett, Mário Covas, Fernando Fonseca e Francisco Alves.

tracoma08“O objetivo deste trabalho é esclarecer sobre a cura, ensinar as formas de proteção e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato”, ressalta Adriana, agradecendo a parceria da Educação e a todas as pessoas envolvidas na campanha.

O Prefeito Municipal Francisco Sobreira (Careca) parabeniza todos os participantes deste projeto fortalecendo assim a educação e prevenindo a saúde municipal. “As atividades da campanha incluem orientações aos professores e estudantes sobre as doenças a serem trabalhadas na ação e mobilização da comunidade, com total apoio da equipe da Saúde”, frisa Careca.

Prevenção nas Escolas

Segundo o secretário Andriw, a campanha contará com a importante parceria dos professores, que farão o elo entre as escolas e os agentes de saúde. “Onde houver manifestação de suspeita das doenças, as famílias serão procuradas pelos agentes para fazer o tratamento adequado”, frisa o titular da pasta.

Tracoma

Para o tracoma, os estudantes serão submetidos ao exame ocular externo realizado por profissionais capacitados, e os casos positivos e seus contatos domiciliares serão encaminhados para tratamento.

Cárie Dentária

De acordo com o coordenador municipal de Saúde Bucal, odontólogo Lourielson Silva Cavalcante, a cárie pode ser definida como uma destruição localizada dos tecidos dentais causada pela ação das bactérias. “Os sinais e sintomas são por meio de manchas esbranquiçadas ou amarronzadas, dor na bochecha e em dentes, inflamando uma boa parte da boca, que podem ser prevenidos com escovação correta dos dentes, uso do fio dental, evitar o consumo frequente de bebidas ou alimentos açucarados, principalmente os que mais agridem os dentes, como os refrigerantes. O necessário procurar o dentista pelo menos uma vez a cada três meses”, enfatiza Lourielson, parabenizando a diretora da PEM Vovó Ginoca, Loreci Teixeira e a dentista Rosângela, pela brilhante iniciativa do projeto.

tracoma09

tracoma25