Segunda, 29 Julho 2019 15:07

Candeias realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura

Publicado por Assessoria de Comunicação

Candeias do Jamari realizou na noite da última sexta-feira, 26, na Câmara Municipal de Vereadores, a 1ª Conferência Municipal de Cultura, com a participação especial da Fanfarra Municipal (FAMCAJ) e apresentação de propostas e estratégias culturais.

De acordo com a titular da pasta, Nilde Araújo, com o tema “Uma política de Estado para a Cultura, Desafios do Sistema Municipal/Estadual para a Cultura”, a Conferência tem como objetivo propor planos, expor ideias e fortalecer a cultura municipal a serem inseridos nos planos de ação dos órgãos municipais, estadual e federais.

O evento contou com a presença da chefe de gabinete Francielen Oliveira, secretário adjunto de Cultura, Adegilson Aguiar, secretária municipal de Meio Ambiente, Márcia Teixeira, palhaço Xereta, professor de Balé Elizeu Cabral Feitosa, regente da fanfarra Herivaldo Sousa Santos, coordenador de Cultura da SEJUCEL, Chicão Santos, presidente da Câmara, vereador Benjamim Pereira, integrantes da comissão organizadora e representantes de órgãos governamentais e não-governamentais.

Chicão Santos fez uma palestra detalhada para que os municípios, juntamente com o Estado fortaleça a cultura, sendo aprovado pelo vereador Bejim, que se colocou a disposição da Cultura no município, parabenizando o empenho do prefeito Lucivaldo Fabrício.

De acordo com a comissão organizadora da Conferência, todas as propostas apresentadas pelos grupos foram aprovadas, sendo eleitos os delegados do setor público municipal, a secretária municipal do Meio Ambiente, Márcia Maria Teixeira Silva e Herivaldo Souza Santos e do setor privado, os senhores Rinaldo Muniz de Oliveira, Alesson Mateus Pereira de Lima e Elizeu Cabral Feitosa, que representarão Candeias do Jamari na etapa estadual em Cacoal, em data a ser definida. O evento encerrou com a apresentação da Famcaj e do boi bumbá Teimoso e uma apresentação em slide dos eventos culturais já realizados em Candeias do Jamari.

O prefeito Lucivaldo Fabrício ressalta que o objetivo da Conferência é extrair propostas para que a cidade possa ter uma política cultural mais participativa para o cidadão no âmbito municipal, estadual e federal. “Esta foi a primeira Conferência que precisava ser realizada. Espero que no próximo ano todos participem novamente e a cultura seja realmente valorizada em nosso município”, destacou o gestor municipal.