Quarta, 05 Junho 2024 13:49

Prefeitura intensifica Campanha de Vacinação contra Poliomielite

Publicado por Marlene Matos
(1 Voto)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2024 começou no dia 27 de maio e continua até o dia 14 de junho. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde em toda cidade e nos distritos de Triunfo e Nova Samuel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, para facilitar o acesso das famílias. O público-alvo da campanha são crianças a partir de dois meses até menores de cinco anos.

Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade da criança ou o Cartão do SUS. A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com fezes ou secreções de pessoas infectadas. Em casos graves, pode levar à paralisia infantil. A vacina contra poliomielite é a única forma de prevenção da doença e a cobertura vacinal vem apresentando resultados abaixo da meta (95%) desde 2016, segundo o Ministério da Saúde.

O prefeito Aussemir Almeida reforça a orientação aos pais e responsáveis sobre a importância da manutenção da prevenção onde as cadernetas das crianças e dos adolescentes devem estar com as doses das vacinas em dia. “Quem ama cuida”, ressalta o gestor público.