Terça, 20 Setembro 2022 17:13

Semusa alerta sobre a varíola dos macacos

Publicado por Marlene Matos
A Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população a respeito da varíola dos macacos (Monkeypox). Apesar deste nome o atual surto não tem a participação dos macacos na transmissão para seres humanos.

Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão pode ocorrer por meio do contato próximo/íntimo com a pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser, por exemplo, pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. Além disso, podem ser transmitidos por contato com objetos, tecidos e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

De acordo com a coordenadora do núcleo de vigilância em saúde, Rafaela Paula Moreira dos Santos, o cuidado é essencial, haja visto que foram confirmados dois casos de varíola dos macacos em Rondônia, segundo informações da  Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Rafaela explica ainda que, após infectada, a pessoa frequentemente inicia os sintomas com febre, mialgia (dor muscular), fadiga, cefaleia (dor de cabeça), astenia (fraqueza), dor nas costas e linfadenopatia.

Como medidas preventivas, a pessoa deve evitar contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico positivo, higienizar as mãos com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar.