Quarta, 24 Agosto 2022 11:01

Candeias segue com a Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 08 de setembro

Publicado por Juliana Silva dos Santos
Como parte da mobilização nacional, a Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), promoveu no último sábado (20), o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Além destas, a Semusa disponibilizou as vacinas contra a Influenza, febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite e Covid 19, totalizando 202 pessoas vacinaas.

A ação buscou ampliar a cobertura vacinal com a imunização de crianças de 1 a 5 anos contra o vírus da poliomielite e com a atualização do cartão de vacina para crianças e adolescentes com até 15 anos de idade.

De acordo com coordenadora de Divisão de Imunização da Semusa, Cirsa Pinto, em Candeias do Jamari, foram vacinadas somente 56 crianças contra a paralisia infantil, porém, a meta é imunizar cerca de 1900 crianças contra o vírus. E para isso a campanha segue até o dia 08 de setembro nas Unidades Básica de Saúde do município, que vai atender as escolas infantis, de acordo com cronograma da saúde, buscando atingir a meta do Governo Federal.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, criança e pessoas sentadas
O Secretário de Saúde, Valter Queiroz, alerta para a importância da atualização da caderneta de vacinação das crianças para a imunização contra a poliomielite (pólio), pois a paralisia infantil é uma doença muito grave e com alto poder de contaminação, que afeta principalmente crianças.

“A vacinação é a única forma de prevenir a ação da poliomielite. Por isso, a importância dos chamamentos que fazemos para adesão das campanhas vacinais, independente da faixa etária. No caso da poliomielite, o esquema vacinal se inicia aos dois meses, sobretudo é importante que os pais fiquem atentos para completar o esquema vacinal de seus filhos”. Ressalta o secretário.