Quinta, 18 Agosto 2022 18:49

Semusa promove "Dia D" de vacinação contra a Paralisia Infantil no próximo sábado

Publicado por Marlene Matos
A Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove neste sábado (20), das 08 às 16 horas, o Dia D da campanha de imunização contra a paralisia infantil (poliomielite) de crianças na faixa etária de 1 a 4 anos.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças até a Unidade Básica de Saude Santa Izabel, localizada no Setor Comercial, em frente a Pré-Escola Vovó Ginoca.
De acordo com a coordenadora de Imunização do município, enfermeira Cirsa Pinto, essa é mais uma oportunidade de pais e responsáveis regularizarem a situação vacinal das crianças que residem no município.

Campanha contra pólio

De acordo com o secretário municipal de saúde, Valter Queiroz, a meta para a campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos que residem no município.

“A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença. Recentemente, porém, a doença reapareceu em alguns países, levantando um alerta”, enfatiza o secretário, frisando que a saúde pública, continua sendo uma das principais demandas da atual gestão pública.