Quarta, 03 Novembro 2021 12:08

Setor de endemias lança campanha e prepara mobilização para marcar o Dia da Malária nas Américas

Publicado por Juliana Silva dos Santos
Nesta quarta-feira (03) a Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio do setor de endemias, promoveu o lançamento da Campanha Nacional ao Dia da Malária nas Américas, comemorado no dia 06 de novembro. A campanha visa estimular a divulgação das ações de vigilância controle e eliminação da malária, despertando nas comunidades, nos profissionais e nos gestores a conscientização sobre a relevância da doença, que atingi milhões de pessoas no mundo.

O evento contou a participação dos agentes de endemias do munícipio, prefeito Valteir Queiroz, Secretário de Saúde, Valter Queiroz, Coordenador do Setor de Endemias, Eliel Nobre, vereadora Zilmar Domingos, vereador Jorge Saldanha, coordenadora de vigilância e saúde do município, Rafaela Santos e a coordenadora de vigilância epidemiológica, Naiara Andrade.

O chefe do setor de endemias, Eliel Nobre, explica que para comemorar essa data foi preparada uma programação especial que será realizada durante a toda a semana de combate a malária, qual terá o objetivo de mobilizar a população para as ações de promoção da saúde e prevenção à doença, alertando sobre sintomas, com uma série de atividades educativas, como distribuição de materiais informativos, palestras nas escolas, pit stop nas avenidas, intensificação dos serviços de fumacê tanto na cidade quanto na zona rural do município, como Vila Nova Samuel e Triunfo, áreas em que tem apresentado uma concentração maior de casos de malária.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e pessoas sentadas

O prefeito Valteir Queiroz, presente no evento, parabenizou toda a equipe do setor de endemias pelo bom trabalho que vem sendo realizado. "Mesmo com todas as dificuldades e situações adversas encontradas e com o número reduzido de profissionais para atender toda a demanda, os agentes tem conseguido ter uma produtividade muito grande na redução dos casos de malária no município de Candeias se comparado ao ano de 2020. Parabéns a toda essa equipe que tem se empenhado diariamente, estamos a disposição para somar juntos e buscar melhorias tanto para categoria dos ACES e ACE, quanto para o usuário do sistema de saúde  que precisa dessa assistência prestada por parte dos agentes de endemias. Vamos seguir trabalhando para que vocês sejam valorizados da forma em que o servidor precisa e merece ser”. Ressaltou o prefeito.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé