Sexta, 24 Junho 2022 10:10

Prefeitura alerta população para evitar despejo de água servida nas ruas

Publicado por Juliana Silva dos Santos
Despejar água servida direto nas vias públicas, além de ser um risco para a saúde pública, causa danos ao pavimento asfáltico e o responsável estará sujeito a penalizações por parte do Poder Público. A Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), alerta que o setor de fiscalização ambiental está desenvolvendo ações em toda a cidade para coibir este tipo de problema que tem causado danos a cidade.

“A água despejada possui componentes químicos como sabão, óleo, detergente e alvejante, que entram em contato com o asfalto e danificam a pavimentação. Além disso, com o acúmulo de água nas sarjetas é propício para proliferação dos mosquitos e bactérias que, em contato com as pessoas, podem causar diversas doenças”. Explica a coordenadora do Meio Ambiente, Mônica Bolzon.

Pode ser uma imagem de corpo d'água
O prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz, pede a compreensão e a colaboração da população em relação a essa problemática, pois a água servida está entre os principais agentes de desgaste do asfalto existente em vias públicas. Serviços de manutenção, pavimentação asfáltica e   tapa buraco nas vias pavimentadas em que a Prefeitura está desenvolvendo, vêm sofrendo com esse tipo de problema. O chefe do executivo, lembra que o prejuízo não se limita apenas aos cofres públicos, mas a própria população que tem sido prejudicada por este tipo de atitude praticada pela minoria.

“Estamos trabalhando para levar qualidade de vida para toda a população, estamos realizando o maior Programa de pavimentação asfáltica em Candeias, através do Tchau Poeira, para isso precisamos da sua colaboração, munícipe, pois o asfalto sendo danificado e mesmo que ocorra o reparo por parte da prefeitura e o despejo de água servida não for contido, o problema voltará a aparecer. Assim como você, queremos  ver  nossa cidade bonita e cuidada, vamos ficar atentos a estas situações que podem causar danos a todos”. Reforça o prefeito.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
A Prefeitura, por meio do Setor de Meio Ambiente mantém uma equipe, composta pelos fiscais, Adilson Augusto e Magaiver Barros, para combater este tipo de problema. O primeiro passo é notificar o proprietário do imóvel e informar a ele que é preciso fazer a ligação à rede de esgoto, evitando despejar a água direto nas ruas, assim como também o descarte de lixo, galhos e entulhos em local irregular, como calçadas e meio fio. No entanto, em caso de reincidência, o morador pode sofrer sanções, pagando multas, conforme determina o DECRETO MUNICIPAL N. 4578/2019.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e corpo d'água
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e estrada