Terça, 05 Outubro 2021 12:11

Em parceria com a Fecomércio, Prefeitura lança o Projeto Cidade Limpa

Publicado por Pedro Rocha
Na manhã desta terça-feira (05), nos Jardins do Gabinete Municipal, a Prefeitura de Candeias do Jamari, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fecomércio, realizou o lançamento do Projeto Cidade Limpa. O programa pretende estimular a consciência ambiental e preparar a cidade para receber turistas.

A proposta do turismo receptivo planejado se associa a preocupação de ter uma cidade preparada e organizada e a conscientização de toda a comunidade que sua cidade é um polo turístico e que precisam juntos preservar o meio ambiente e manter a cidade limpa. O projeto que teria outro nome, veio através de uma ideia da Vereadora Zilmar Domingos que quando foi em busca de parceiros encontrou na Fecomércio um programa semelhante que se tornou posteriormente o Projeto Cidade Limpa. A segunda edição ocorre no município e terá sequência com o Governo do Estado e parceiros em outras cidades que tem algum potencial turístico.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

Dentro do projeto há uma jornada ecológica que é realizada em parceria com as escolas municipais, com intuito de promover a sensibilização da comunidade escolar, empresários e a população em geral na relação da coleta seletiva, preservação do meio ambiente, turismo sustentável e comportamento ecologicamente correto. A ideia visa envolver e comprometer professores e alunos, unidos com intuito de preservar o meio ambiente e conservar a escola e a cidade. A jornada ecológica contemplará a arrecadação de 3 itens de materiais recicláveis, oléo de cozinha, tampinhas de plástico e lacre de latinha. Os materiais arrecadados serão doados aos catadores de Candeias do Jamari.

Também há previsto um mutirão de limpeza e será uma ação em conjunto com a Prefeitura, onde será realizada a limpeza da cidade assim mobilizando toda a população. O programa Cidade Limpa tem um estímulo de tornar a cidade modelo, tendo a preservação do meio ambiente e uma das suas principais ações é a fim de atrair mais turistas e alavancar a economia local.

Em sua fala durante o lançamento do projeto, o presidente da Fecomércio, Ranieri Coelho, ressaltou que essa ação tem que partir de todos, a começar pelas crianças e da importância dos pais acompanharem esse sentimento de educação e de renovação para um município melhor. "O Sistema Fecomércio, não veio aqui somente plantar uma árvore, nós viemos aqui regar, ajudar, ver essa árvore crescer e dar frutos, esse é o compromisso da Federação Fecomércio, ver o projeto crescer com a ajuda de todos. O programa foi idealizado com este propósito. Convocamos, então, toda a sociedade para encampar essa luta para uma cidade com um aspecto visual melhor para todos." Destacou o presidente.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e texto que diz "CIDADE LIMPA "EM PROL Do TURTSMO SUSTENTÁVEL DE CANDETAS DO JAMARI কে"

Representando a Câmara Municipal de Vereadores, a vereadora Zilmar Domingos e idealizadora do Projeto "Cidade Limpa", falou da importância da parceria da Fecomércio para a concretização do projeto que já a algum tempo vem tentando realizar, mas que nesse momento foi abraçado pelo prefeito Valteir Queiroz e por todos os parceiros que acreditaram nesse sonho. “Estou imensamente grata e feliz, a gente esta dando o primeiro passo. Manter a cidade limpa não é um dever só do poder público, é um dever de todos. É importante ter essa conscientização. Vamos continuar o trabalho, vamos ajudar a divulgar ainda mais a importância dessa ação, juntamente com todas as escolas municipais e secretarias, para termos uma cidade limpa, pois  a campanha “Cidade Limpa" é responsabilidade de todos”. Ressaltou a vereadora.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé, ao ar livre e texto que diz "CO EM PR LIMPA SUSTENTÁVEL JAMARI'"

Finalizando a fala, o Prefeito Valteir Queiroz, afirmou estar feliz com a realização do projeto. "Hoje estou muito feliz com a concretização do Projeto Cidade Limpa em nosso município de Candeias, quero agradecer a todos os atores e parceiros que trabalharam acreditando em nosso município, Fecomércio, Banco da Amazônia, SEBRAE, Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, mas principalmente a vereadora Zilmar Domingos, criadora do projeto, tudo isso só está sendo possível, graças ao seu amor pelo nosso município de Candeias, por ter acreditado e me feito acreditar na importância da realização do Projeto Cidade lLmpa". Enfatizou o prefeito, lembrando que  a ação prevê algumas ações no município e a mobilização da sociedade.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e em pé

Texto: Juliana Santos