Sexta, 10 Setembro 2021 11:55

MEIO AMBIENTE: Em parceria com a SOPESCAR, SEMAM realiza o Projeto Rio Limpo

Publicado por Pedro Rocha

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM realizará este ano mais uma edição do Projeto Rio Limpo, que é feito em parceria com a Associação dos Pescadores Amadores de Rondônia (Sopescar). O evento ocorrerá no domingo 19 de setembro no município.

Em mais uma edição cerca de 50 pessoas se reúnem em 15 barcos para promover uma limpeza coletiva no Rio Candeias. A expectativa dos organizadores é de que mais de uma tonelada de lixo, em uma extensão de dez quilômetros, seja recolhida neste ano.

Pode ser uma imagem de corpo d'água

Segundo a Sopescar, os lixos mais encontrados nos rios são os mais prejudiciais ao meio ambiente. A tendência é que a maior parte do lixo recolhido sejam de pneus velhos e carcaças de eletrodomésticos. Peça em alumínio, também bastante encontra-se no resgate esta última, demora mais de 200 anos para se decompor.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Wilson Arteaga, Candeias do Jamari foi escolhido para a realização do projeto devido a grande concentração de balneários na região, que atraem um grande número de turistas aos finais de semana. “Nosso objetivo é conscientizar a população da importância de manter os rios limpos, e que acaba sendo a principal prejudicada com a questão da poluição”, afirma Wilson.

Pode ser uma imagem de árvore e corpo d'água