Quinta, 29 Abril 2021 12:33

Prefeito toma posse como presidente da Junta de Serviço Militar

Publicado por Pedro Rocha
Nesta terça-feira, 29, em ato simbólico, o prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz, foi empossado como presidente da Junta Militar, durante uma cerimônia cívico-militar, realizada no Gabinete Municipal. Na oportunidade o prefeito fez o juramento e assinou o Compromisso de Posse, que prevê o cumprimento dos deveres relativos ao serviço militar.

A posse de presidente da Junta de Serviço Militar (JSM) é um ato previsto na Legislação, no qual o prefeito formaliza o seu compromisso com relação aos encargos do Serviço Militar, que consiste no exercício de atividades especificas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exercito, Marinha e Aeronáutica) na Defesa Nacional.

A Junta Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino de 18 anos, prestando todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar. Na prefeitura de Candeias do Jamari o serviço é prestado pela servidora Margareth.

O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro até 30 junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, podendo ser realizado pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta de sua residência. Caso esteja residindo no Exterior, deverá procurar os consulados ou as embaixadas do Brasil.