Terça, 09 Abril 2024 14:41

Semana de conscientização sobre o autista encerra atividades com soltura de balões

Publicado por Marlene Matos
(1 Voto)

Na manha da última sexta-feira, 5, a praça do Fórum Digital foi palco do encerramento da Semana de Conscientização do Autismo, uma iniciativa da Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde e a vereadora Zilmar Domingos. O evento teve como foco principal as mães de crianças autistas.
IMG 1953

A programação teve início com as boas-vindas, coordenada pela ex-secretária municipal de Educação, professora Ceiça Pinheiro, que deu início ao projeto, seguindo seu compromisso como voluntária. A abertura foi marcada pela execução do Hino de Candeias apresentado pela Banda Melódica de Percussão de Candeias do Jamari – BAMPERCAJ, dirigida pelo regente Herivaldo Souza Santos.
IMG 1955

Em seguida, a vereadora Zilmar Domingos apresentou a Lei Nº 1.514 de 21 de novembro de 2023, propondo que a ação não aconteça apenas no dia 2 de abril, mas sim, durante uma semana. “A conscientização da população é um dos caminhos para combater o preconceito e as desigualdades. Nossa proposta com a Semana Municipal de Conscientização do TEA, portanto, é fazer com que este assunto tenha maior visibilidade neste período, mas que também continue sendo fomentado ao longo do ano. Queremos promover discussões que nos permitam avançar em políticas públicas, por exemplo, e que ofereçam mais dignidade a estas famílias”, reitera a parlamentar.

IMG 1983

Lei sancionada pelo chefe do executivo

Com a Lei, a semana instituída passa a integrar o calendário oficial de atividades do município de Candeias do Jamari, o que foi devidamente sancionada pelo prefeito Aussemir Almeida, em apoio a tão importante projeto. Já com a Lei 1.417 de 15 de dezembro de 2022, fica o Poder Executivo autorizado a criar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas da saúde, educação e assistência social. “É o mínimo que podemos fazer por estas tão importantes pessoas”, frisa Zilmar Domingos.
IMG 1971

A I Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) movimentou Candeias do Jamari, com a realização de ações envolvendo familiares, mães atípicas e a sociedade em geral. O movimento teve como objetivo chamar a atenção da sociedade à causa, que busca respeito, empatia e sensibilização quanto aos direitos das pessoas com autismo.

IMG 2026

IMG 2035

IMG 2022

IMG 2099

Com programação desde 02 de abril, o evento trouxe como tema “Meu mundo está aberto para você. Quer me conhecer?” e contou com atividades variadas, envolvendo palestras na Câmara de Vereadores, apresentações culturais, formação de cuidadores e mediadores pedagógicos, roda de conversa entre mães atípicas, confecção de carteirinhas e fixação de placas de atendimento preferencial, em locais visíveis e de fácil acesso.

DETRAN de Candeias realiza palestra educativa no encerramento da semana
IMG 2046

Um ato marcante foi a palestra educativa de trânsito, realizada pela equipe da CIRETRAN de Candeias do Jamari, proposta pela Escola Pública de Trânsito – EPT. Com o tema “A paz no trânsito começa por você”, José Lima explicou sobre a necessidade de se reduzir ruídos desnecessários no trânsito, principalmente o uso abusivo de buzinas, que são causadores de mal-estar para passageiros e motoristas autistas, além de ser infração de trânsito.
IMG 2055

Quem se divertiu mesmo foi a pequena Letícia Rodrigues Santos, filha da mãe atípica Leidjane Rodrigues Freitas, que foi contemplada com a bicicleta sorteada pela equipe do DETRAN, que também entregou a credencial de estacionamento para uso de vagas reservadas para autistas, à família do pequeno Arthur Vinícios Lima dos Santos, um direito garantido por lei federal e regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
IMG 2063
IMG 2071

Durante a semana, o que não faltou foram motivos para sorrir nas escolas da rede municipal. A criançada participou de diversas brincadeiras dirigidas, de cunho pedagógico, oficinas de balão, massinha de modelar, desenho e pintura.

No encerramento, que contou com a presença de servidores públicos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, do secretário municipal de assistência social, Clerivan Abreu, da secretária municipal de saúde, Cirsa Aparecida, da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, do secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Alexandre Potência, da equipe e coordenador do Fórum Digital Diego Carvalho e da autora do projeto, vereadora Zilmar Domingos, um dos grandes momentos simbólicos do evento foi a soltura de balões azuis, cor referente à campanha nacional do TEA, que contou com apoio do prefeito Aussemir Almeida, do Auto Posto Mirian, Prefeitura de Candeias do Jamari e Sicredi. O ato final foi a caminhada até o Hospital de Pequeno Porte e UBS Santa Izabel, onde foram fixadas placas de prioridade ao portador de autismo.

IMG 1993

IMG 2093