Sexta, 05 Abril 2024 22:45

Merendeiras passam por capacitação sobre boas práticas na manipulação de alimentos

Publicado por Marlene Matos

A Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nesta quinta-feira (04), uma capacitação para as merendeiras da rede pública. A atividade aconteceu na Escola Municipal Flor do Palheiral e contou com a participação de 38 merendeiras escolares.
IMG 1763

Direcionada pelas nutricionistas Talita Úrsula Silva dos Santos e Amanda Evellyn dos Santos, a ação abordou assuntos como a importância da alimentação escolar, os perigos alimentares, higiene pessoal, higiene do local de trabalho, higiene dos equipamentos, recebimentos da merenda, armazenamento da merenda, coleta de amostra e descarte correto do lixo.

IMG 1766

No período da tarde, as profissionais da cozinha escolar participaram de aula prática com o instrutor do SENAI Cleiton Passos, ensinando as práticas da economia e aproveitamento. O articulador de negócios Rafael Vieira também acompanhou a ação, muito bem organizada pelas nutricionistas, oferecendo ainda café da manhã e almoço de qualidade para os participantes.
IMG 1917

“Tudo o que foi apresentado é muito importante para que essas profissionais possam ter um trabalho exemplar, no dia a dia. É uma maneira de oferecer uma comida de qualidade para os estudantes sem nenhum perigo”, disse a nutricionista Chefe do Núcleo de Merenda Escolar, Talita Úrsula, frisando que uma criança que se alimenta corretamente, torna-se mais ativa e consegue ter mais disposição para brincar, bem como desenvolver uma boa aprendizagem escolar.
IMG 1778

De acordo com o secretário municipal de educação, professor José Ramos, em algumas escolas os alunos saíram mais cedo e em outras nem teve aula, pois a capacitação das merendeiras durou o dia todo e para os alunos não ficarem sem merenda, foram dispensados. “Não podíamos prejudicar nossas crianças. Aproveitamos a oportunidade para completarmos a merenda escolar, levando os ingredientes do depósito até as escolas, seguindo o cronograma da Secretaria”, explica Ramos, que agradece ao prefeito Aussemir Almeida pela confiança e total apoio na educação.
IMG 1794
IMG 1779