Quarta, 03 Abril 2024 23:17

Candeias abre Semana de Conscientização do Autismo com sucesso

Publicado por Marlene Matos

A Prefeitura de Candeias do Jamari realizou na noite desta segunda-feira (2), a abertura da Semana de Conscientização do Autismo. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em fomentar um ambiente de inclusão e respeito, evidenciando o cuidado e a atenção dedicados às pessoas com o espectro.
IMG 1516

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Aussemir Almeida, o secretário municipal de educação, José Ramos, secretário de Assistência Social, Clerivan Abreu, secretária municipal de saúde, Cirsa Aparecida, vereadores Paulo Macário e Kátia da Saúde e a vereadora Zilmar Domingos, responsável pelo projeto, adequando a Lei do dia 2 de abril, para oito dias de atividades alusiva ao autismo. Na mesa de autoridades estiveram ainda, representantes da APAE e do Selo Unicef, além de representantes de toda sociedade, profissionais de educação, saúde, assistência social, cultura, esportes e grupos de mães atípicas, representados pela mãe Maria Pereira. A mestre de cerimônia foi a professora Ceiça Pinheiro, que iniciou o projeto quando ainda estava secretária municipal de educação e após sua saída da Secretaria, continuou o projeto na condição de voluntária, conduzindo com muita responsabilidade a organização de todo o evento.
IMG 1520

Todos os compontentes da mesa tiveram a oportunidade de falar e expor suas ideias a respeito do tema: "Meu mundo está aberto para você, quer me conhecer?". De acordo com o prefeito Aussemir, todos os envolvidos na organização do evento estão de parabéns, reforçando que o autista tem o direito de estar onde ele quiser e ele tem potencial para isso. “Estamos abrindo a programação com o propósito de dar visibilidade a esse tema tão importante, que não teve a atenção merecida em outras gestões", frisa o gestor municipal, parabenizando ainda a vereadora Zilmar pela importante iniciativa.
IMG 1524

Na oportunidade, a professora Solange Guerra fez uma apresentação com as crianças autistas, com a música "Autista", da cantora Cristina Mel. Palestrantes abordaram vários temas sobre o assunto e ainda assistiram a um vídeo com as crianças autistas, estudantes das escolas da rede municipal de ensino.
IMG 1565

As atividades seguem até a sexta-feira (5), nas Escolas da rede municipal, debatendo a importância da inclusão e acolhimento. A equipa organizadora vai estar fixando placas informativas e educativas nas Unidades Básicas de Saúde, Escolas e Secretarias Municipais.

IMG 1628

“Foi uma noite que ficará marcada na história de Candeias do Jamari, por toda garantia de política pública que vem sendo desenvolvida. Não há palavras para definir a noite de hoje se não gratidão e o município está no caminho certo, com uma educação que vai fazer a diferença na vida de todos. Para isso a gente precisa trabalhar muito e juntos”, ressaltou a vereadora Zilmar Domingos.

IMG 1527
IMG 1535