Domingo, 19 Junho 2022 12:05

Semed retoma aulas presenciais na Extensão 21 da Escola Mário Covas/Vila Miriti

Publicado por Marlene Matos
A nova escola oferece conforto e segurança A nova escola oferece conforto e segurança

Alunos matriculados na Escola Mário Covas, da Extensão 21 na Vila Miriti, zona rural de Candeias do Jamari tiveram uma agradável surpresa na volta às aulas em 2022, com a construção da nova escola, totalmente reestruturada pela Prefeitura do Município, considerando que a antiga escola não oferecia condições de uso.

O prefeito Valteir Queiroz esteve na localidade na última quarta-feira, 15, realizando a entrega da escola e anunciando que, a partir desta segunda-feira, 20 de junho, todas as crianças matriculadas serão atendidas de forma presencial. Desde o início do ano, os alunos estavam estudando de forma on-line. A Extensão 21 atende aproximadamente 40 crianças do Ensino Fundamental sendo: 1º, 2º e 3º no horário da manhã e 4º e 5º ano no período da tarde.

O objetivo da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação sempre foi e é a de oferecer aos alunos a melhor infraestrutura. Tanto é, que, durante o ano de 2021, apresentou o projeto arquitetônico de uma escola completa para atender aquela comunidade. “A Escola seria construída pela empresa Madeflona que havia procurado a Prefeitura e solicitado o projeto, no entanto, após analisar, informou que não tinha condições para construí-la”, explica a secretária Ceiça Pinheiro.

Com o apoio do Pastor José Bastos, que cedeu seu imóvel na Vila de Miriti, a equipe da Semed deu início as adaptações necessárias para atender as crianças, com mobiliário escolar (carteiras e cadeiras, quadro branco, armário para material de expediente e pedagógico) instalação de internet, mobiliários para a cozinha (fogão, freezer, bebedouro, utensílios de cozinha em geral) insumos para alimentação escolar, além dos Kits de material escolar que as crianças já receberam.

O prefeito ressalta ser gratificante ver a alegria estampada no rosto das crianças e das famílias. “A mudança é grande comparando o imóvel anterior completamente deteriorado, insalubre, um casebre de madeira sem mata junta, com o protótipo de banheiro fétido que constrangia todas as crianças e as deixava inseguras. O novo imóvel, conta com quatro cômodos, em que um deles abriga a professora, oferecendo-lhe o conforto necessário para permanecer na escola durante toda a semana. Conta ainda com dois banheiros, cozinha, despensa, e uma área onde as crianças poderão fazer atividades lúdicas, algo que nunca tiveram antes”, ressalta Valteir Queiroz.

“A pandemia nos afastou, agora é hora de reaprender a conviver. As aulas presenciais nos dão a oportunidade de renovar a esperança no futuro das nossas crianças e suas famílias. Nossos alunos merecem o melhor, por isso, estamos empenhados para que as escolas ofereçam condições de atender a demanda com a melhor qualidade”, finaliza Ceiça Pinheiro.

WhatsApp Image 2022 06 17 at 21.42.11

WhatsApp Image 2022 06 17 at 21.42.11 1

WhatsApp Image 2022 06 17 at 21.43.09

WhatsApp Image 2022 06 17 at 21.43.09 1