Domingo, 17 Outubro 2021 16:22

SEMED dá inicio à avaliação diagnóstica nesta segunda-feira (18)

Publicado por Pedro Rocha
(1 Voto)

Tem início nesta semana a Avaliação Diagnóstica Municipal. O exame a ser aplicado aos estudantes do ensino fundamental, ou seja, do 2º ao 9º ano, tem início na segunda-feira (18).

A avaliação abrange as Escolas Municipais de Educação e ocorre seguindo o cronograma de aulas que, respeitando a situação de pandemia de Covid-19, determina a presença dos alunos, nas unidades escolares.

A principal meta é reconhecer as necessidades pontuais para encaminhar os trabalhos com mais coesão e eficácia.

Auxílio no planejamento escolar

Os alunos fazem avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. A Avaliação Diagnóstica é composta por 20 questões e elaborada a partir da matriz de referência dos anos de escolaridade anteriores, de forma a verificar o grau de desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos no início do ano letivo.

“A Avaliação Diagnóstica é muito importante porque serve de parâmetro para o nosso planejamento anual. Na escola, o professor utiliza, depois, a avaliação dentro da sala de aula e discute item por item da avaliação com os alunos para ver o que eles precisam melhor”, conta a Secretaria Municipal de Educação, Professora Ceiça Pinheiro.