Segunda, 21 Janeiro 2013 20:00

Mobilização contra dengue toma conta de Candeias do Jamari

Publicado por Assessoria de Comunicação
(1 Voto)

Fumacê-wnComeçou na última quarta-feira (16) a grande mobilização no combate à malária e à dengue no Município de Candeias. O Mutirão é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Candeias, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a Secretaria Municipal de Obras, Secretária Adjunta de Convênios e Assuntos Estratégicos, Vereador Brito da Biclicletaria e a Polícia Ambiental.

A ação liderada pelo Prefeito Municipal Dinho Sousa levou às ruas uma grande equipe engajada no trabalho de limpeza e conscientização da população sobre os cuidados essenciais e os perigos da doença transmitida pelo mosquito, além da aplicação do fumacê pelas ruas dos bairros da cidade, com foco principalmente nas regiões consideradas mais críticas.

Os trabalhos começaram no início do dia, com a equipe de 05 funcionários da SEMOB, 08 da coordenação da Dengue, 10 da SEMUSP, 08 da coordenação da malária, além do uso de equipamentos: tratores, caçambas, caminhoneta e máquina de aplicação do fumacê.
De acordo com informações da prefeitura, o produto químico contido no fumacê tem maior durabilidade, e segue orientação do Ministério da Saúde. Durante a aplicação do fumacê, o prefeito municipal, Dinho Sousa, recomendou que a população mantivesse as janelas e portas abertas para que o serviço tivesse maior eficiência. “Pessoas com manifestação alérgica, pequenos animais e a ração dos animais domésticos devem ser afastados do fumacê”, orientou.

O Secretário Municipal de Serviços Públicos, Rando Silva, esteve ativamente envolvido na ação, fiscalizando os trabalhos e orientando a população quanto aos cuidados no manuseio e transporte do lixo doméstico: “É muito importante a participação e contribuição da população para a realização desse mutirão e para que tenha bons resultados. Cada morador é responsável pela limpeza do quintal e por levar os entulhos para frente de suas residências devidamente acondicionados em sacos de lixo bem fechados, e ainda, qualquer objeto que possa acumular água como: latas velhas, fogões, geladeiras e outros, que serão recolhidos pela prefeitura. Se cada um, cidadão e órgão público, der sua parcela de contribuição, teremos uma nova Candeias, mais limpa e fora do alcance dessas doenças”, conclui Rando.

A ação se estenderá até dia 31 de janeiro.

Como prevenir a doença

O combate ao mosquito deve ser feito de duas maneiras: eliminando os mosquitos adultos com a aplicação de inseticida nas residências e nos terrenos baldios com o uso do “Fumacê” (que só deve ser realizada por profissional de saúde habilitado), e, principalmente, acabando com os criadouros de larvas. Mas não adianta apenas trocar a água dos recipientes, pois as larvas do mosquito ficam aderidas as paredes do recipiente, portanto, é preciso que se substitua a água dos vasos de plantas por areia, além de lavar o recipiente com uma escova, e ainda lavar e manter fechadas caixas d’água, cisternas, tambores e qualquer outro objeto que possa acumular água. E lembre-se: a responsabilidade do combate ao mosquito da Dengue não é apenas dos órgãos governamentais, mas de todo cidadão. Não seja a próxima vítima.