Quarta, 24 Setembro 2014 13:37

Profissionais da saúde participam de Introdutório Saúde da Família

Publicado por Assessoria de Comunicação

curso introdutorio050A Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, de 15 a 19 de setembro, um curso introdutório para capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família. O curso aconteceu no auditório do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e foi dirigido aos médicos e agentes comunitários de saúde.

Para a enfermeira Mônica Cristiane Alves, coordenadora da atenção básica do município e que também fez parte da coordenação do curso, este treinamento serviu para capacitar ainda mais os agentes comunitários de saúde, sendo de muita importância para o currículo e também no melhor atendimento da população.

O prefeito Francisco Sobreira de Soares Careca (PSDB), juntamente com a primeira-dama Djeimi Cheurie Muniz acompanharam a execução do evento, participando tanto da abertura oficial, quanto do encerramento. Além de agradecer os facilitadores e parabenizar os servidores da saúde pela participação no introdutório, ele acredita que a capacitação resulta em melhor qualidade no trabalho, beneficiando as famílias que merecem atenção especial. “Por isso temos essa preocupação, em oportunizar a capacitação para todos os profissionais que integram as equipes”, ressaltou Careca, no ato do encerramento.

curso introdutorio036Em virtude da capacitação, que ocorreu durante todo o dia, com intervalo apenas para o almoço, o atendimento na unidade Saúde da Família ficou comprometido. “Mas, contamos com a compreensão da população, uma vez que a capacitação reverterá num atendimento ainda melhor”, ponderou o secretário municipal de saúde, Kleber Luiz.

Maria Zilma Conceição de Souza, que foi uma das instrutoras falou sobre o fortalecimento das ações da atenção básica no sentido que quando o ACS é dotado de conhecimento a cerca do fluxo das ações (vacinação, consulta do pré natal, atendimento ao hipertenso, ao diabético, cuidados com os idosos, portadores de necessidades especiais, orientar quanto às doenças transmissíveis como malária, tuberculose, as doenças diarréicas, etc.), ele pode orientar de forma adequada os usuários dos SUS, ou seja, a população que é atendida no sistema. “Esperamos que o conhecimento adquirido durante o treinamento, sirva para melhorar ainda mais a qualidade no atendimento ao público, auxiliando assim na administração do executivo municipal”, frisou ela, explicando que uma boa administração requer de união, companheirismo e muita dedicação.

curso introdutorio024

curso introdutorio070