Sexta, 05 Abril 2019 12:48

Prefeitura discute ações de combate a incêndios

Publicado por Assessoria de Comunicação

Além de queimar a vegetação, a fumaça emitida pelo fogo dificulta a visibilidade e compromete a segurança do motorista, já que a fumaça reduz a visibilidade, o que pode levar a sérios acidentes. Visando garantir o equilíbrio ambiental em Candeias do Jamari, o prefeito Lucivaldo Fabrício e a secretária municipal de Meio Ambiente, Márcia Teixeira estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, com a coordenação da Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), para debater o Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais.

Uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvido pela SEDAM, atendendo uma determinação do Tribunal de Contas de Rondônia, o Plano foi apresentado pelo coordenador da Educação Ambiental da Sedam, Fábio França dos Santos, que esteve acompanhado da pedagoga Maria do Rosário e do gerente de estudos ambientais, Raimundo Baima Júnior.

França explicou que o plano conta com a parcerias entre a SEDAM, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil, Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e Corpo de Bombeiros Militar e cada uma das instituições se comprometem com suas ações específicas, priorizando os municípios de maior incidência de focos de calor. “Candeias está inserido entre os municípios que correspondem a 69% da área desmatada no Estado”, explica, ressaltando ainda sobre a importância do curso básico em combate a incêndio para brigadistas.

Uma nova reunião será realizada com os órgãos a serem convidados pela Secretaria do Meio Ambienta de Candeias, sendo que o prefeito Lucivaldo afirmou que assinará o Decreto firmando o compromisso com os demais órgãos envolvidos, falando sobre a importância da implantação do Plano. “É necessária uma conscientização da população para a preservação de nossas riquezas e fundamental o incentivo dos órgãos responsáveis. Nosso município precisa de muita ajuda”, destaca o prefeito, em concordância com a implantação do Plano em Candeias do Jamari.