Sábado, 19 Setembro 2015 17:56

Passeata marca Semana do Trânsito em Candeias do Jamari

Publicado por Assessoria de Comunicação

transito08Uma passeata marcou o segundo dia da Semana Nacional do Trânsito em Candeias do Jamari, que foi aberta na tarde de sexta-feira, 18, no pátio da Escola Municipal Flor do Palheiral. Com o tema “Paz no Trânsito”, estudantes das escolas municipais Maria Gorete, Dom João Batista Costa, Vovó Ginoca, Luiz Perseguini,Flor do Palheiral, Creches Pedro Torres e Serafina Azevedo e das Escolas Estaduais Carlos Drummond de Andrade e Jaime Barcessat caminharam pela avenida Tancredo Neves, saindo do Jaime Barcessat até a Praça Municipal 13 de Fevereiro, conscientizando a sociedade sobre a importância de um trânsito seguro.

De acordo com o chefe da Ciretran de Candeias, Claudemilson Dantas de Sá, a ação visa alertar que o trânsito é uma questão de cidadania. “Faz parte do nosso dia a dia, por isso a importância de refletir sobre um comportamento mais responsável de cada condutor de veículo ou pedestre no trânsito", disse, agradecendo a parceria da Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o apoio do prefeito Francisco Sobreira (Careca), Câmara Municipal de Vereadores e a Polícia Rodoviária Federal.

“É importante mostramos para as pessoas que elas precisam agir com cautela e muita atenção no trânsito, principalmente em respeito à vida do próximo”, comentou o prefeito Careca, frisando que essa atitude ajuda a formar motoristas conscientes no futuro, acrescentou, se referindo a participação das crianças estudantis. Na passagem pelo novo semáforo, houve um minuto de silêncio em homenagem as pessoas que foram vítimas de trânsito em Candeias do Jamari.

transito10A passeata contou com a presença do prefeito Careca, da primeira-dama Djeimi Cheurie, do secretário municipal de Educação Euzébio Lopes Novais, da equipe pedagógica da Semede, equipe técnica do Ciretran, policiais rodoviários federais coordenados pelo PRF José Ernesto de Oliveira Dantas, proprietária da Auto Escola Confiança Elba Barros, vereadores Bejim Pereira e Cesar do Candeias, equipe gestora de todas as escolas, representantes comerciais e lideranças religiosas e a presença especial da Tia Vavá e seu boneco Didico.

A ação, que visa mobilizar condutores e pedestres de todo o Brasil, segue até o dia 30 deste mês, com a proposta também de desenvolver valores, posturas e atitudes que garantam o direito de ir e vir dos cidadãos. “Palestras com agentes do trânsito e apresentações artísticas com a Tia Vavá e seus bonecos serão levados para as escolas da rede estadual e municipal de ensino de Candeias, Flor do Amazonas, Vila Nova Samuel e Triunfo”, explica Dantas.

Durante todo o percurso, que contou com o acompanhamento de um veículo de som, foi distribuído folders educativos, faixas e cartazes e distribuição de água, um apoio da Jamari Materiais para Construção, Distribuidora Lind´água e Gela Guela.

Ao término da passeata, a Ciretran sorteou vários brindes entre os alunos participantes, incluindo bicicletas, capacetes e jogos pedagógicos, parabenizando a todos os envolvidos pela cooperação e comprometimento com um trânsito mais seguro. Na programação, a Ciretran realiza ainda blitzes educativas.

transito04

transito05