Quinta, 12 Maio 2016 09:07

Histórico

Publicado por  Gabinete
Histórico

O município de Candeias do Jamari surgiu como povoação no cruzamento da BR-29 (hoje BR-364) com o Rio Candeias, afluentes do Rio Jamari e ficou conhecida como Vila Candeias em homenagem ao rio que banha a cidade. Tem sua origem ligada à instalação, pelo Governo do Estado do Mato Grosso, de um Distrito Policial criado pelo Ato no 2.213, de 14 de novembro de 1939, no local pertencente ao município de Alto-Madeira, com sede em Santo Antônio.

Gentílico: candeiense

Formação Administrativa

O município foi criado com o nome de Candeias do Jamari pela Lei nº 363, de 13 Fevereiro de 1992, com área desmembrada do Município de Porto Velho.

E também possui um distrito chamado Triunfo localizado a 120Km da sede do município, com cerca de 6 mil habitantes e a Vila Nova Samuel, no km 45.

A partir do final da década de 1970, Candeias começou a expandir seu núcleo urbano por meio da agricultura, do comércio e do turismo. Nesse período um pequeno povoado começou a se formar às margens da BR 29 (364), na beira do rio Candeias. O nome da cidade, que incorpora os dois principais rios da região, foi escolhido para diferenciar da denominação do município de Candeias, no interior da Bahia.

Faz divisa, ao norte e a oeste, com o município de Porto Velho, capital de Rondônia; a leste, com Itapuã do Oeste; e ao sul, com o município de Alto Paraíso. Tem uma área territorial de 6.844 quilômetros quadrados, sendo que parte dela foi alagada pela represa da usina hidrelétrica de Samuel. Sua hidrografia é formada pelas bacias dos rios Pretos de Candeias e Jamari.

Dados referentes aos resultados preliminares do Censo 2010 do IBGE apontam que em uma década, a taxa de crescimento população do município foi de 50,92%, saindo de 13.107 habitantes, em 2000, para um contingente populacional de 19.400 pessoas, em 2010. No entanto, estima-se que esse número seja bem maior, em virtude da construção das usinas do complexo hidrelétrico do rio Madeira, em Porto Velho, devido à proximidade entre os dois municípios. O crescimento populacional acima do esperado é refletido em todas as áreas da administração pública municipal.

Sua economia é concentrada, basicamente, no setor primário com o extrativismo vegetal, agricultura de subsistência, produção de leite, pecuária e hortaliças. Possui 1.700 quilômetros de estradas vicinais utilizadas para o escoamento da produção rural, tanto para venda na sede do município como para cidades vizinhas. Por causa de sua bacia hidrografia — mais o lago da usina de Samuel — Candeias do Jamari também é considerado um dos principais polos turísticos de Rondônia.

Formação Administrativa 2017/2020

Prefeito: Chico Pernambuco (PSB)

Vice-Prefeito: Luis Ikenohuchi (DEM)