Nota de esclarecimento sobre unidade de saúde da linha 45 Destaque

Nota de esclarecimento sobre unidade de saúde da linha 45

Uma denúncia veiculada na internet aponta que “mais uma vez moradores da [linha] 45 faz denunciar que a unidade de saúde do local faz sete dia que esta fechada, ainda sem ambulância desta maneira moradores tem que pagar táxi para ir até a unidade de saúde de Candeias em busca de atendimento chegado aqui moradores acabar batendo a cara porque a unidade de saúde de Candeias também não tem (ambulância) médicos para atender, moradores tem que ser deslocar até capital”. [Texto reproduzido conforme postagem, incluindo erros de português]

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vem mais uma vez esclarecer que houve apenas um problema pontual e em apenas um dia, quando a equipe não foi para a UBS da Vila 45, já que um dos pneus do veículo furou e não havia um reserva, porém no mesmo dia à tarde foi providenciado e trocado, além de não haver outro veículo, já que todas às segundas, quartas e sextas são dias reservados para hemodiálise de pacientes com problemas renais.

São 21 pessoas mais três acompanhantes, então, a frota da Semusa fica totalmente à disposição desses pacientes, pois se eles faltarem à uma sessão de hemodiálise, correm risco de morte. Não é falta de compromisso como foi escrito por alguns, já que houve um imprevisto com os moradores da linha 45. Havia carro e combustível como sempre deve ser. A equipe foi terça-feira (08), quarta (09) e vai continuar indo normalmente. O que ocorreu foi um caso excepcional.

Ainda na postagem foi “denunciado” que não há médico. Temos um quadro de médicos em Candeias, tanto efetivos, portariados e do Programa Mais Médicos, logo não faltam profissionais no HPP que é 24 horas e nem na UBS Santa Izabel.

Conforme havíamos anunciado anteriormente, estamos à disposição da população da linha 45, de Candeias do Jamari e de pessoas sérias e comprometidas com a informação verdadeira, não àquelas que causam alarmismo nem disseminam notícias erradas.

Yoda Janaína Ikenohuchi

Secretária municipal de Saúde de Candeias do Jamari.

Foto: Reprodução da internet/Google.