Comunicado sobre atendimento da UBS da Vila Samuel Destaque

Comunicado sobre atendimento da UBS da Vila Samuel

Segundo supostas denúncias veiculadas na internet durante os últimos dias, apontam que a unidade de saúde da Vila Samuel está fechada há seis dias e que nas datas festivas (como Natal e Ano Novo) também estava fechada, o que não é verdade.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que lá é uma Unidade Básica de Saúde (UBS ou conhecida como “postinho”) e não uma Unidade de Pronto Atendimento/urgência/emergência ou UPA. O local é voltado a atenção básica, onde as pessoas marcam consultas para investigar possíveis doenças.

Conforme a diretriz do SUS, a atenção básica serve como um modelo onde se organiza o processo de trabalho, tanto na educação permanente e contínua da população. O que normalmente acontece é que confundem este modelo do SUS como uma forma da unidade estar aberta todos os dias durante as datas festivas, onde não há recesso, o que é um erro.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a população da Vila 45 não ficou desassistida, pois no município temos uma unidade de pronto atendimento 24 horas, que é o HPP. No caso de acidente, traumas ou situações mais graves, o paciente é encaminhado para Candeias, já que na Vila só temos apenas a unidade básica.

A secretaria aproveita a oportunidade para divulgar que a UBS do distrito volta a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (07) com consultas agendadas e outras demandas espontâneas.

Quaisquer outras informações, a Secretaria Municipal da Saúde e toda a equipe está à disposição da população, imprensa e demais interessados.

Yoda Janaína Ikenohuchi

Secretária municipal de Saúde de Candeias do Jamari.